A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve membros de uma família e vizinhos no distrito de Chibuto, província de Gaza, sob acusação de espancar uma idosa de 68 anos, suspeita de praticar feitiçaria. A vítima, que é sogra de um dos agressores, foi brutalmente atacada no último fim de semana após a morte repentina de uma criança da comunidade.
Segundo o porta-voz da PRM em Gaza, o grupo agiu movido por crenças supersticiosas e sem qualquer evidência concreta. “A idosa foi violentamente agredida e ficou com ferimentos graves, encontrando-se neste momento sob cuidados médicos no hospital distrital,” disse o porta-voz.
A polícia confirma que entre os detidos estão o genro da vítima, sua filha e outros vizinhos que participaram do linchamento. Todos serão responsabilizados por ofensas à integridade física e associação criminosa.
As autoridades apelam à população para resolver conflitos por vias legais e rejeitar atos de justiça pelas próprias mãos. Casos como este são frequentes em zonas onde persistem crenças ligadas à feitiçaria, o que preocupa os defensores dos direitos humanos.

0 Comentários