Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano


 Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, que anunciou que o pontífice "retornou à casa do Pai" às 7h35 da manhã, horário local.

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1936, foi eleito Papa em março de 2013. Ele entrou para a história como o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro não europeu em mais de mil anos a liderar a Igreja Católica.

O pontífice vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, incluindo uma pneumonia bilateral tratada em fevereiro. Apesar de ter recebido alta em março, sua condição se agravou nas últimas semanas.

Durante seus 12 anos de pontificado, Papa Francisco destacou-se por seu compromisso com a justiça social, defesa dos pobres e reformas internas na Igreja. Ele também buscou aproximar a Igreja de temas contemporâneos, como o meio ambiente, o acolhimento de migrantes e os direitos das minorias.

Com a morte do Papa, a Igreja entra agora no período de Sede Vacante, e um conclave será convocado para eleger seu sucessor. Atendendo ao seu próprio desejo, Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em uma cerimônia simples.

Enviar um comentário

0 Comentários