Um guarda-prisional afecto à Penitenciária Regional Norte, em Nampula, encontra-se detido após ter sido apanhado em flagrante na posse de um quilograma de suazgold, uma droga proibida, no seu local de trabalho.
De acordo com o porta-voz da instituição, Hermelindo Maurício Portugal, que falava esta segunda-feira(14) em conferência de imprensa, a apreensão ocorreu no portão 1 — situado a cerca de 500 metros do interior da unidade prisional — antes de o agente conseguir introduzir a substância no recinto penitenciário. Contudo, não foi avançada a data exacta da detenção.
“O colega foi neutralizado pela equipa de inteligência penitenciária e imediatamente encaminhado às instâncias competentes. Neste momento, decorre um processo criminal e também um processo disciplinar. O agente encontra-se detido nas celas do próprio estabelecimento”, afirmou Portugal.
Segundo o porta-voz, citado pelo jornal Rigor, a droga tinha como destino o interior do estabelecimento. “Disso tenho certeza. Trata-se de um crime, e como tal, cabe às autoridades competentes esclarecer. O mais importante é que conseguimos impedir a entrada da substância ilícita.”
A fonte acrescentou que esta é a primeira vez que a equipa de inteligência penitenciária consegue interceptar droga ainda fora do recinto interno.

0 Comentários