CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS EM MAPUTO


 O Hospital Geral José Macamo, na cidade de Maputo, detectou, no fim-de-semana, o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos, cientificamente designado “mpox”.


O caso suspeito foi detectado num indivíduo de 35 anos residente no bairro de Bagamoyo que deu entrada nesta unidade sanitária com sintomas da doença.


 As autoridades de saúde afirmam que já recolheram as amostras para apurar se, de facto, se trata da doença. O suspeito encontra-se internado, em isolamento e sob observação do Instituto Nacional da Saúde INS. (Notícias).


A varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox, é uma doença zoonótica viral, que recebeu esse nome por ser causada por um vírus da mesma família da varíola clássica. Foi descoberta em 1958 em macacos de laboratório, tendo seu primeiro caso em seres humanos em 1970 na República do Congo. 


É considerada uma doença endêmica nas regiões Central e Ocidental da África, porém, vem ganhando bastante relevância nos últimos meses pelo aumento dos casos em regiões não endêmicas. (Eu Médico Residente). 

Enviar um comentário

0 Comentários